(Por Jorge Mascarenhas)
A aventura nesta 2ª LAFC começou a desenhar-se em meados de Setembro, procurou-se dotar a equipa de mais soluções, não só em termos de qualidade mas principalmente de assiduidade. Algumas dessas soluções foram conseguidas outras nem tanto.
Em relação ao ano anterior entraram 4 novos elementos (Gonçalo, Pedro, Marco e Torres), como se sabe o entrosamento demora o seu tempo a ser conseguido e fizemos apenas três treinos.
Até iniciámos bem a liga, com uma vitória contra os 2ºs classificados do ano anterior, mas depois entramos num ciclo negativo, 2 derrotas e um empate. Realmente não foi uma boa fase, muitas ausências, alguns problemas físicos (Veríssimo, Carlitos, …), alguma falta de solidariedade. Como não temos possibilidades de treinar, os nossos treinos foram os jogos e fomos gradualmente melhorando. Até ao fim da 1ª volta averbamos 2 vitórias e uma derrota. Nesta altura e, atendendo aos resultados, lutávamos com dificuldade para atingir um lugar nos quatro primeiros.
Na passagem da 1ª para a 2ª volta fizemos um reajustamento no grupo, com a saída do Gonçalo e a entrada do Nuno. Penso que foi fundamental esta alteração, juntamente com alguns regressos, começamos a jogar melhor e a ser finalmente uma equipa, arrancando para uma fantástica 2ª volta só com vitórias.
Acabamos a fase regular em igualdade com mais duas equipes, ficando em segundo lugar no desempate a três. Nesta fase obtivemos 10 vitórias, 1 empate e 3 derrotas com 70 golos marcados e 32 sofridos.
Nos ¼ final jogámos com o 3º classificado do grupo A, os Mansturbinas, uma equipa muito aguerrida e que proporcionou 2 jogos nem sempre bem jogados mas muito competitivos. Vencemos os dois jogos pela margem mínima.
Nas ½ finais calhou-nos defrontar os Buba Juniores, um adversário muito forte e com um excelente registo até esta fase. No primeiro jogo as coisas correram-nos de feição e ao intervalo já ganhávamos por 3 bolas a zero, depois recuamos as linhas, fizemos um bom jogo. No 2º jogo continuámos a jogar a um nível muito alto, controlando a eliminatória e empatando a 3.
Na final jogámos com os RCSoft e não fomos em nada inferiores, foi um jogo muito táctico que acabou empatado. Na lotaria das grandes penalidades a sorte sorriu ao adversário.
Resumindo penso que começamos intermitentes mas fomos evoluindo e tivemos uma prestação em crescendo acabando em muito bom nível.
Tivemos uma boa prestação nas duas provas, com muitos momentos de bom futsal, onde curiosamente fomos eliminados sem perder no tempo regulamentar. Como complemento da parte desportiva tivemos alguns momentos de diversão, camaradagem com a vertente gastronómica também presente. É este o espírito…
VENCEDORES TAÇA: RCSOFT
Há 3 semanas